O programa desta sexta-feira (15) comemora o aniversário da estreia do balé Rodeo, de Aaron Copland, no Metropolitan de Nova York em 16 de outubro de 1942.
O Balé Rodeo, de Aaron Copland, é uma celebração do Oeste americano e foi uma encomenda do Ballets Russes de Monte Carlo.
A coreografia e o cenário foram criados por Agnes de Mille, que convenceu Copland a escrever um balé sobre cowboys.
Rodeo fala de uma história simples de amor, tendo como pano de fundo a vida em um rancho americano, o que Agnes de Mille chamou de A Megera Domada com cowboys.
O programa de hoje homenageia o compositor norte-americano Aaron Copland.
Entre os compositores americanos da primeira metade do século vinte, Copland é o que apresenta um percurso mais rico.
Quando estava em Paris, Copland percebeu os vários estilos que surgiam e quis ele também fazer algo semelhante em seu país.
De volta aos Estados Unidos, Copland escreveu obras como Música para o Teatro, de 1925, ou o Concerto para piano e orquestra, de 1926, marcadas pela influência do jazz e do blues.
O programa de hoje homenageia a obra do compositor norte-americano Aaron Copland.
Houve um período em que Copland se voltou para a música latino-americana, como a peça El Salon México, de 1937.
Ele então viajou para Havana, em Cuba, e outros países da América Latina, para estudar os ritmos e formas musicais que fascinavam o compositor.
Assim surgiu a Dança Cubana, ou Danzón Cubano, um gênero musical e também a dança oficial de Cuba, apreciada também em outros países de fala espanhola.
A Dança Cubana é uma composição para dois pianos, escrita em 1942, e arranjada para orquestra em 1946.
Ouça a MEC FM no player: