Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia destaca o compositor belga César Franck

O músico foi também pianista e teve estilo influenciado por Bach, Beethoven e Lizst

Harmonia

No AR em 08/11/2021 - 14:25

O programa desta segunda-feira (8) homenageia o compositor César Franck, nascido em Liège, na Bélgica, em 1822, e falecido em Paris, na França, em 8 de novembro de 1890. 

César Franck foi um compositor do período romântico, além de pianista, organista e professor de música que trabalhou em Paris durante grande parte da sua vida. 

Ele nasceu em Liège, onde hoje é a Bélgica, e deu seus primeiros concertos em 1834 e estudou em Paris, a partir de 1835, onde seus professores incluíram músicos como Anton Reicha. 

A fama de César Franck se deve bastante a algumas obras do compositor, como a Sinfonia em ré menor, as Variações Sinfônicas para Piano e orquestra, e duas, em especial, que ouviremos no programa de hoje. 

São elas: a Sonata em lá maior para violino e piano, e o Prelúdio, Coral e Fuga, para piano solo. 

Vamos ouvir inicialmente a Sonata em lá maior para violino e piano, de César Franck, uma de suas composições mais conhecidas e considerada uma das melhores sonatas para violino e piano. 

César Franck escreveu o Prelúdio, Coral e Fuga, durante o verão de 1884, e dedicou a obra a Marie Poitevin.

O estilo pianístico de César Franck mudou ao longo do tempo sendo influenciado pelas obras de Bach, pelas sonatas de Beethoven, e pelas Variações Wienen Klagen, de Liszt. 

Ouça ao vivo no player abaixo:

Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.

Criado em 08/11/2021 - 14:25

Mais do programa