O programa dessa sexta-feira (12) homenageia o compositor Alexander Borodin, um russo criativo que dividia seu tempo entre o piano e o laboratório.
Químico notável por suas pesquisas com aldeídos, Borodin nasceu no dia 12 de novembro de 1833, em São Petersburgo.
Borodin compôs o quarteto de cordas número 2 em ré maior, em homenagem ao tempo em que ele e sua esposa, Ekaterina, se conheceram e se apaixonaram em Heidelberg.
O quarteto foi escrito em 1881, vinte anos depois do primeiro encontro do casal, e na obra, Borodin está representado pelo violoncelo, enquanto sua esposa Ekaterina foi retratada pelo violino.
O poema sinfônico Nas Estepes da Asia Central, foi encomendado por ocasião do jubileu de prata do Czar Alexandre Segundo.
O poema foi dedicado ao compositor húngaro Franz Liszt, grande divulgador da obra de Borodin na europa.
Através de uma viagem musical às paisagens da Mongólia, a obra de Borodin descreve uma caravana cruzando os desertos monótonos do Cáucaso, escoltada por soldados russos.
Um exemplo da preocupação de Borodin com os temas russos é a ópera o Príncipe Igor, onde as melodias refletem o folclore do seu país.
Como outros compositores da escola nacional russa, Borodin usou harmonias marcantes, e não convencionais, da música da europa ocidental.
Ouça a MEC FM:
O Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.