Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia homenageia violinista russa e duas estreias

A trajetória de Viktoria Mullova é relembrada no dia de seu aniversário. A data também remete às estreias da ópera Russlan e Ludmilla, de Glinka, e do poema sinfônico Assim falou Zarathustra, de Richard Strauss.

Harmonia

No AR em 29/11/2021 - 14:26

O programa desta segunda-feira (29) homenageia a violinista russa Viktoria Mullova, que comemorou seu nascimento dia 27 de novembro. 

O programa vai destacar também duas estreias do mês novembro. 

A ópera Russlan e Ludmilla, de Glinka, apresentada pela primeira vez, em São Petersburgo, em 27 de novembro de 1842. 

Ópera Russlan e Ludmilla - capa de disco
Ópera Russlan e Ludmilla - capa de disco. (Foto: Divulgação)

E comemoramos também a estreia do poema sinfônico Assim falou Zarathustra, de Richard Strauss, apresentado pela primeira vez em Frankfurt, na Alemanha, em 1896. 

Iniciamos homenageando a violinista russa Viktoria Mullova nascida em Moscou, em 27 de novembro de 1959, e que estudou no Conservatório de Moscou, com Leonid Kogan, e que em 1980, ganhou o Concurso Internacional Jean Sibelius de Violino, em Helsinque, na Finlândia. 

Em 1982, Mullova recebeu a Medalha de Ouro do Concurso Internacional Tchaikovsky, e no ano seguinte, 1983, fugiu da Rússia, obtendo cidadania norte-americana.

Viktoria Mullova é conhecida por suas performances de concertos para violino de Johann Sebastian Bach. 

Outro destaque do programa é a ópera Russlan e Ludmilla, de Glinka, apresentada pela primeira vez, em São Petersburgo, em 27 de novembro de 1842. 

A ópera foi inspirada no poema Russlan e Ludmila, do escritor russo Alexander Pushkin. 

Hoje, a ópera Russlan e Ludmila, de Mikhail Glinka é uma das mais importantes do Teatro Bolshoi, e já foi encenada mais de 700 vezes desde a estreia em 1842. 

Richard Strauss, compositor alemão
Richard Strauss, compositor alemão. (Foto: Domínio Público)

No programa de hoje comemoramos também a estreia do poema sinfônico Assim falou Zarathustra, de Richard Strauss, apresentado pela primeira vez em Frankfurt, na Alemanha, em 1896.

Inspirado no livro filosófico de mesmo nome, de Friedrich Nietzsche, o poema sinfônico Assim falou Zarathustra estreou em 27 de novembro de 1896, em Frankfurt, regido pelo próprio compositor Richard Strauss. 

 

Ouça a MEC FM no player:

Criado em 29/11/2021 - 14:26

Mais do programa