O programa desta segunda-feira (29) homenageia a violinista russa Viktoria Mullova, que comemorou seu nascimento dia 27 de novembro.
O programa vai destacar também duas estreias do mês novembro.
A ópera Russlan e Ludmilla, de Glinka, apresentada pela primeira vez, em São Petersburgo, em 27 de novembro de 1842.
E comemoramos também a estreia do poema sinfônico Assim falou Zarathustra, de Richard Strauss, apresentado pela primeira vez em Frankfurt, na Alemanha, em 1896.
Iniciamos homenageando a violinista russa Viktoria Mullova nascida em Moscou, em 27 de novembro de 1959, e que estudou no Conservatório de Moscou, com Leonid Kogan, e que em 1980, ganhou o Concurso Internacional Jean Sibelius de Violino, em Helsinque, na Finlândia.
Em 1982, Mullova recebeu a Medalha de Ouro do Concurso Internacional Tchaikovsky, e no ano seguinte, 1983, fugiu da Rússia, obtendo cidadania norte-americana.
Viktoria Mullova é conhecida por suas performances de concertos para violino de Johann Sebastian Bach.
Outro destaque do programa é a ópera Russlan e Ludmilla, de Glinka, apresentada pela primeira vez, em São Petersburgo, em 27 de novembro de 1842.
A ópera foi inspirada no poema Russlan e Ludmila, do escritor russo Alexander Pushkin.
Hoje, a ópera Russlan e Ludmila, de Mikhail Glinka é uma das mais importantes do Teatro Bolshoi, e já foi encenada mais de 700 vezes desde a estreia em 1842.
No programa de hoje comemoramos também a estreia do poema sinfônico Assim falou Zarathustra, de Richard Strauss, apresentado pela primeira vez em Frankfurt, na Alemanha, em 1896.
Inspirado no livro filosófico de mesmo nome, de Friedrich Nietzsche, o poema sinfônico Assim falou Zarathustra estreou em 27 de novembro de 1896, em Frankfurt, regido pelo próprio compositor Richard Strauss.
Ouça a MEC FM no player: