Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia apresenta Sheherazade, obra de Rimsky-Korsakov

A suíte sinfônica combina características da música russa em geral e do próprio compositor, sendo aclamada devido ao interesse da Rússia Imperial pela cultura do Oriente

Harmonia

No AR em 15/12/2021 - 20:00

O Harmonia desta quarta-feira (15) traz a Suíte Sinfônica Scheherazade, opus 35, de Rimsky-Korsakov, inspirada nas histórias das Mil e Uma Noites. 

Scheherazade e Shahryār, pintura de Ferdinand Keller, 1880
Scheherazade e Shahryār, pintura de Ferdinand Keller, 1880 (Imagem: Domínio Público)

Scheherazade é a obra mais popular de Rimsky-Korsakov, que combinou características da música russa em geral e do próprio compositor. 

O sucesso da Suíte, na estreia em São Petersburgo, em 1888, se deveu muito à orquestração deslumbrante e colorida, mas também ao interesse pela cultura do oriente, muito comum na Rússia Imperial. 

Rimsky-Korsakov escreveu que imaginou os títulos dos movimentos conduzindo o ouvinte ao mesmo caminho que ele havia percorrido. 

Uma música sinfônica com uma narrativa dos contos orientais, e não apenas quatro peças tocadas, uma após a outra, com temas comuns aos quatro movimentos, nos quais a Suíte Scheherazade é dividida: O Mar e o Navio de Simbad, A História do Principe Kalandar, O Jovem Príncipe e a Jovem Princesa, e Festival em Bagdá. 

Nikolai Rimsky-Korsakov, compositor russo
Nikolai Rimsky-Korsakov, compositor russo (Foto: Domínio Público)

Encerrando o Harmonia de hoje, a peça Procissão dos nobres, extraída da ópera Mlada, de Rimsky-Korsakov, cujo argumento foi inspirado na história de uma lenda russa. 

Ouça a MEC FM no player:

Criado em 15/12/2021 - 15:09

Mais do programa