Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia destaca sinfonia Fantástica, de Berlioz

A obra, composta quando o compositor tinha 27 anos de idade, foi apresentada pela primeira vez em dezembro de 1830, no Conservatório de Paris

Harmonia

No AR em 07/12/2021 - 20:00

O programa desta terça-feira (7) destaca a Sinfonia Fantástica, opus 14, de Hector Berlioz, apresentada pela primeira vez em dezembro de 1830, no Conservatório de Paris. 

A Sinfonia Fantástica, de Berlioz, foi escrita quando o compositor tinha apenas vinte e sete anos de idade, e ainda pouco conhecido no meio musical europeu. 

Berlioz usou os cinco movimentos da Sinfonia Fantástica para expressar suas paixões, desejos, frustrações e refúgios em uma obra autobiográfica original e inovadora. 

Berlioz, compositor francês, em fotografia de Félix Nadar tirada em janeiro de 1857
Berlioz, compositor francês, em fotografia de Félix Nadar tirada em janeiro de 1857, por Foto: Félix Nadar/Domínio Público

O compositor aproveitou os timbres da orquestra como a requinta e o corne inglês, destacando de forma notável esses instrumentos. 

Berlioz utilizou também, na Sinfonia Fantástica, duas tubas, oito tímpanos, duas harpas, campanas e outros instrumentos de percussão, ilustrando de forma pouco usual as suas próprias memórias de vida. 

Ouça ao vivo no player abaixo: 

Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.

Criado em 07/12/2021 - 15:32

Mais do programa