O Harmonia desta quarta-feira (16) homenageia o compositor italiano Giovanni Pergolesi e a mezzo-soprano alemã Christa Ludwig, nascida nesta data em 1928.
Iniciamos o programa desta noite relembrando a obra de Giovanni Pergolesi, compositor italiano nascido em Pérgola em 1710, e falecido em Pozzuoli em 16 de março de 1736.
A morte prematura de Pergolesi aos 26 anos, deixou o mundo da música sem um dos maiores talentos do século 18, compositor prolífico que escreveu obras sacras como Stabat Mater e a comédia La Serva Padrone, mas também escreveu concertos para vários instrumentos.
Pergolesi escreveu em vários gêneros musicais, como óperas, musica sacra, música de câmara e música orquestral, como o Concerto em sol maior para Flauta e Orquestra.
A partir de 1720, Pergolesi frequentou o Conservatório de Nápoles, onde se formou em 1731, e como exercício final de seus estudos foi convidado a musicar o drama sacro La Conversione e morte di San Guglielmo duca di Aquitania.
O Harmonia homenageia na segunda parte a soprano alemã Christa Ludwig, nascida em Berlim em 16 de março de 1928.
Os pais de Christa Ludwig eram cantores líricos, e com eles começou a estudar música, indo depois para a Escola de Música de Frankfurt.
Christa Ludwig teve uma carreira de meio século, ganhando prêmios importantes, incluindo três Grammys.
Christa Ludwig começou a se apresentar profissionalmente aos 18 anos, e se tornou a principal cantora da Ópera de Viena, onde estreou em 1955.
Vamos conferir o talento da mezzo-soprano Christa Ludwig, que se tornou uma artista tão importante do canto lírico.
Ouça a MEC FM no player abaixo:
O Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.