Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a música do Mulambo Jazzagrário no Jazz Livre!

Fernando Grilo, idealizador do projeto, pensava a música instrumental como ferramenta para mudar o país

Jazz Livre!

No AR em 30/05/2017 - 23:00

A música instrumental sempre teve um lugar importante na produção musical brasileira, com gêneros de destaque como o jazz e o choro, por exemplo. E a localização desta produção não ocorre somente nos grandes centros e capitais. Esta se faz presente nas periferias e também em áreas marginalizadas das cidades. No Rio de Janeiro, não seria diferente e o trabalho de Fernando Grilo reflete muito bem este cenário. Apesar da pouca idade (apenas 22 anos), Grilo foi um multi-instrumentista e agitador cultural que tinha em sua militância o intuito de levar a música instrumental até as periferias e subúrbios do país. Este é o destaque do Jazz Livre! desta terça (30).

O Mulambo Jazzagrário, projeto de música político-instrumental, nasceu na zona oeste carioca. Através da iniciativa, Grilo realizou eventos como "Jazz na caixa" (na Vila Aliança, em Bangu), "Realengo of Jazz" (no Viaduto de Realengo), e a "Oficina de música criativa (em Manguinhos, Benfica), agitando a cena musical dos subúrbios da cidade. Um dos seus objetivos era a disseminação destes ritmos e sons, especificamente nestas áreas. O trabalho rendeu frutos e as atividades chegaram nas cidades de São Paulo, Brasília, Itacaré, Salvador e Recife, além do próprio Rio de Janeiro.

E o Mulambo Jazzagrário gerou frutos. Do projeto nasceu um Festival. O Festival Instrumental Mulambo Jazzagrário surgiu como uma forma de homenagear a memória e a música de Fernando Grilo. Ele faleceu no final de 2015, em Recife - por causa de uma apendicite - durante uma viagem de estudo e pesquisa do universo dos "Cablocos de lança" e da musicalidade dos "Maracatus". Lá, o percussionista Naná Vasconcelos o esperava para realizar uma parceria. Com o objetivo de dar visibilidade ao músico suburbano, da cultura de margem, o Festival procura abrir espaço para toda a potência da música instrumental destas localidades que muitas vezes não alcançam os grandes centros e a grande mídia.

A primeira edição aconteceu, em 2015, na Lona Cultural Elza Osborne em Campo Grande, na zona oeste do Rio. Participaram do evento os músicos Lucas Barata, Daniel Fernandes, Vandré Nascimento e Estevam Junior. O projeto também foi realizado na zona sul da cidade de São Paulo, em julho do mesmo ano, na Casa de Cultura Chico Science. Alguns destaques musicais são o Chimpanzé Clube Trio, Dharma Samu, Projeto Coisa Fina, Jerona, Birão Ramin e Banda La Mota. Já a terceira edição do Festival Instrumental Mulambo Jazzagrário aconteceu no dia 26 de março de 2017 em Bangu, zona oeste carioca. O baterista Daniel Fernandes, o produtor musical e guitarrista Beto Ferreira, a banda Lata Doida, o projeto Do Nada, e o percussionista Rodrigo Maré foram algumas das atrações.

O Jazz Livre! vai ao ar terça-feira, às 23h, pela Rádio MEC FM e quinta-feira, às 22h05 pela Rádio MEC AM.

Criado em 29/05/2017 - 21:13 - Episódio 30/05/2017

Mais do programa