Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o trabalho do multi-instrumentista inglês Jacob Collier no Jazz Livre!

O homem-banda de 22 anos e ganhador de 2 Grammys se apresenta no Rio de Janeiro no dia 25 de agosto

Jazz Livre!

No AR em 15/08/2017 - 18:46

O Jazz Livre! desta terça (15) fala sobre um cantor de 22 anos que é reconhecido como um dos jovens músicos mais notáveis, criativos e prodigiosos da atualidade. Jacob Collier redefine o significado de "apresentação solo" e se inspira nos mais diversos sons, com elementos de jazz, groove, folk, entre tantos outros.

Jacob Collier não modificou o conceito de apresentação solo à toa. Apesar das muitas camadas presentes nas músicas, é ele quem desempenha todos os papéis, como os diversos vocais, os instrumentos presentes em cada faixa, os arranjos e também a produção musical.

O músico cresceu em uma família de músicos e aperfeiçoou suas habilidades musicais desde muito novo. Para divulgar o seu talento, o músico utiliza a internet como plataforma - foi através do seu canal no Youtube que ele ficou conhecido. O diferencial de executar todas as partes das músicas também está presente nos seus vídeos, através de mosaicos de imagens e outros vídeos. Desde 2011, as mídias sociais de Jacob alcançou 300 mil seguidores internacionais e mais onze milhões de views. Para conhecer o canal, basta acessar Jacob Collier no Youtube.

Em 2016, Jacob Collier lançou seu primeiro álbum, chamado "In my room". E de hit no Youtube a astro internacional, o músico inglês de 22 anos recebeu dois Grammys na categoria jazz, em 2017, por este CD. Assim como revela o título do álbum, as performances de Jacob são feitas no seu quarto musical, em sua casa.

Durante o último ano, o músico esteve colaborando com o MIT,  Massachusetts Institute of Technology, em Boston. Seu trabalho consiste no desenvolvimento e construção de uma inovadora ferramenta de performance solo ao vivo. Esta nova tecnologia leva a uma forma de se fazer música a um outro patamar: uma espécie de homem-banda multi-instrumental e multi-visual.

Como já falamos, Jacob Collier tem na internet sua grande aliada na divulgação de seu trabalho. Um hit que viralizou e ajudou a torná-lo conhecido, foi a sua versão do clássico de Stevie Wonder, "Don't worry 'bout a thing. Além do vídeo ter trazido seguidores em quantidade para Jacob, nomes importantes do jazz internacional mostraram sua admiração por seu trabalho como Quincy Jones, Herbie Hancock, Pat Mmetheny, Chick Corea, Steve Vai e Take 6. Nesta versão, que escutamos ao fundo, podemos notar inclusive a influência da nossa bossa nova.

Apesar da pouca idade, Collier já possui uma agenda de atividades extensa. Ele oferece masterclasses em muitas escolas e universidades, trabalha com arranjos encomendados por grandes orquestras e bandas pelo mundo, além de colaborar com diferentes músicos. A nossa última música de hoje mostra uma dessas parcerias. Jacob Collier participou do álbum Snarky Puppy's Family Dinner Vol. 2, da banda Snarky Puppy. A parceria aconteceu na música "Don't you know".

No próximo dia 25 de agosto, sexta-feira, às 22h, Jacob Collier se apresenta no Rio de Janeiro, no Vivo Rio. O endereço é Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Os ingressos podem ser adquiridos no site eventim.com.br.

Clique no player abaixo e ouça o Jazz Livre!

 

O Jazz Livre! vai ao ar terça-feira, às 22h, pela Rádio MEC AM e às 23h pela Rádio MEC FM.

Criado em 14/08/2017 - 20:30 e atualizado em 16/08/2017 - 17:07 - Episódio 15/08/2017

Mais do programa