Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o trompetista libanês Ibrahim Maalouf no Jazz Livre!

O décimo primeiro álbum de estúdio de Ibrahim Maalouf foi lançado em 2019: “S3NS”, e alcançou a posição número dois nas paradas de rádio francesas. É uma homenagem à cultura latina e à música afro-cubana

Jazz Livre!

No AR em 11/03/2022 - 21:00

Este músico nasceu no Líbano e cresceu em Paris.

Filho do inventor do trompete microtônico, ele trilhou o caminho deste instrumento, o que destacou o seu som na cena do Jazz internacional.

Suas fusões de pop, soul, electro, hip-hop, canções francesas e a música tradicional de sua herança libanesa resultaram em mais de duas dúzias de álbuns aclamados e partituras originais para mais de 20 filmes.

Este Jazz Livre é sobre Ibrahim Maalouf.

Nascido em Beirute em 1980, filho de mãe pianista e pai trompetista, Ibrahim fugiu para Paris com sua família ainda jovem no meio da Guerra Civil Libanesa.

Ele começou a estudar trompete e música clássica árabe aos sete anos de idade em um trompete microtonal, o que possibilitou tocar os quartos de tom nas escalas do Oriente Médio.

Entre 1999 e 2003, Maalouf ganhou prêmios em 15 competições mundo afora.

Em julho de 2010, Maalouf recebeu o prêmio Revelação Instrumental do Ano nos prêmios franceses Victoires du Jazz.

No ano seguinte, seu álbum "Diagnostic'' ficou no Top 100 da França.

Já “Wind”, lançado em 2012, foi seu primeiro álbum a conquistar as paradas no continente europeu e ganhar atenção dos críticos de Jazz americanos.

*Programa veiculado pela primeira vez no dia 25/10/2021

Tags:  Jazz Livre!

Criado em 11/03/2022 - 09:38

Mais do programa