Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba mais sobre o pianista Keith Jarrett no Jazz Livre!

Em concertos solo de piano, Keith Jarrett produziu alguns dos momentos mais marcantes de sua carreira. Sua apresentação vibrante nos palcos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em abril de 2011, nasceu o disco “Rio”.

Jazz Livre!

No AR em 30/05/2022 - 21:00

Ele moldou novas expressões para o Jazz em seu piano. Com improvisações ao vivo, exibiu a potência de sua capacidade imaginativa. Do solo às formações em quartetos, ele passeou por diversos campos do Jazz, deixando a marca da inovação.

Este Jazz Livre! é sobre o compositor, instrumentista e bandleader Keith Jarrett. Na vida de Keith Jarrett, o piano foi uma companhia precoce. Já aos três anos de idade, teve suas primeiras aulas no instrumento, aprendendo a linguagem musical enquanto ainda desenvolvia a fala.

Nascido em maio de 1945, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, o jovem prodígio seguiu a formação clássica até a adolescência, fator que influenciaria para sempre a sua produção. Interessado pelas expressões do Jazz, mudou-se para Nova York aos 19 anos, determinado a se estabelecer no gênero. Imerso na cena musical, realizou seu primeiro show em turnê na banda de Art Blakey.

Depois, juntou-se ao quarteto de Charles Lloyd. No início da década de 70, chegou a tocar órgão e piano elétrico com Miles Davis. Mas é com o álbum Facing You que Keith Jarrett alcança o reconhecimento por seu trabalho solo.

Lançado em 1972, o disco é considerado um marco para o piano Jazz, em especial, pela escolha de novos caminhos e estéticas em versões solo. Facing You, foi reconhecido pela crítica como um dos mais importantes de toda a discografia de Keith Jarrett.

Ouça no player acima. 

Tags:  Keith Jarrett

Criado em 02/06/2022 - 23:52

Mais do programa