Ele moldou novas expressões para o Jazz em seu piano. Com improvisações ao vivo, exibiu a potência de sua capacidade imaginativa. Do solo às formações em quartetos, ele passeou por diversos campos do Jazz, deixando a marca da inovação.
Este Jazz Livre! é sobre o compositor, instrumentista e bandleader Keith Jarrett.
Na vida de Keith Jarrett, o piano foi uma companhia precoce. Já aos três anos de idade, teve suas primeiras aulas no instrumento, aprendendo a linguagem musical enquanto ainda desenvolvia a fala.
Nascido em maio de 1945, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, o jovem prodígio seguiu a formação clássica até a adolescência, fator que influenciaria para sempre a sua produção. Interessado pelas expressões do Jazz, mudou-se para Nova York aos 19 anos, determinado a se estabelecer no gênero. Imerso na cena musical, realizou seu primeiro show em turnê na banda de Art Blakey.
Depois, juntou-se ao quarteto de Charles Lloyd. No início da década de 70, chegou a tocar órgão e piano elétrico com Miles Davis. Mas é com o álbum Facing You que Keith Jarrett alcança o reconhecimento por seu trabalho solo.
Lançado em 1972, o disco é considerado um marco para o piano Jazz, em especial, pela escolha de novos caminhos e estéticas em versões solo. Facing You, foi reconhecido pela crítica como um dos mais importantes de toda a discografia de Keith Jarrett.
Ouça o programa no player acima.