Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vozes femininas compõem repertório do Jazz Livre! de hoje

Ouça nesta terça-feira (10), às 23h, três mulheres do mundo atual do

Em homenagem às mulheres, o Jazz Livre! desta terça-feira (10/03), às 23h, apresenta um repertório só de vozes femininas. Ouça a cantora inglesa Norma Winstone, o conjunto vocal Zap Mama, formado pela cantora Marie Daulne e também a jovem cantora inglesa Laura Mvula.

 

Norma Winstone começou a carreira cantando standards do jazz, mas logo se envolveu com a vanguarda e explorou sua linda voz de maneira experimental e com improvisação. Em 1971, Norma foi votada como a melhor cantora de jazz pela revista inglesa Melody Marker Jazz. Neste período, ela gravou o seu primeiro álbum. No final dos anos 70, a cantora se uniu ao grupo Azimuth e gravou vários discos pelo selo ECM. Norma Winstone continua à frente do jazz britânico e premiada, em 2007 e 2008, como a melhor cantora.

 

O grupo Zap Mama, que foi formado pela cantora belga Marie Daulne e se tornou conhecido mundialmente a partir da década de 90 como um quinteto vocal feminino afro-europeu, tem uma variedade de configurações que reúnem vários estilos como a música urbana, jazz, o soul americano e o afro-pop.

 

Já a cantora britânica Laura Muvla nasceu em 23 de abril de 1986, na cidade de Birmingham, na Inglaterra. Em 2005, Laura começou a cantar com um grupo de vozes a capella que era liderado por uma tia. Ela se formou em composição na universidade de sua cidade natal. Ao mesmo tempo em que trabalhava como professora em uma escola de segundo grau, também escrevia canções em seu computador.

 

Laura estava trabalhando como recepcionista quando enviou duas músicas demo para vários produtores da indústria da música e um deles ouviu e enviou para outro produtor que veio a se tornar o empresário de Laura Mvula. Depois de vários shows, ela assinou contrato com a Sony e seu primeiro disco, "Sing to the Moon"foi lançado em 2013.

 

Acompanhe o Jazz Livre! todas as terças, às 23h, na MEC FM

 



Criado em 09/03/2015 - 20:36 e atualizado em 10/03/2015 - 19:27

Mais do programa