Independentemente do crime que tenham cometido, a preocupação delas e o amor não mudam. Elas enfrentam sol e chuva para estar presentes nos dias de visita. Passam por humilhações e a comida que preparam com carinho, muitas vezes, não chega ao destino.
Para muitas mães, a sensação de ter um filho ou uma filha na cadeia é semelhante à da morte. O sofrimento é diário e fica mais intenso em datas comemorativas, como o Dia das Mães. O filho da aposentada Iza Pereira da Silva está preso há três anos e quatro meses, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, palco de outra rebelião em janeiro que deixou 56 mortos. Ela lamenta passar mais um ano sem a presença dele nessa data especial.
Sentimento de culpa, problemas de saúde e depressão são os principais relatos de mães que têm filhos na prisão. A psicóloga Adriana Areque confirma a situação de vulnerabilidade emocional dessas mulheres.
Ouça íntegra do programa no player acima.
Também são destaques do Jornal da Amazônia - 1ª Edição desta sexta-feira (12):
- Safra de grãos tem previsão de aumento de mais de 24%
- Ministério da Saúde declara fim da emergência nacional para zika e microcefalia
- No Amazonas, é registrado primeiro caso de febre amarela do ano
O Jornal da Amazônia - 1ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h45 na Rádio Nacional do Alto Solimões e às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia.