Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

PGR denuncia governador de Rondônia por sonegação fiscal

Ação é baseada no período em que Confúcio Moura foi prefeito do município de Ariquemes

No AR em 19/06/2017 - 13:37

O governador de Rondônia, Confúcio Aires Moura, do PMDB, foi denunciado pela PGR – Procuradoria-Geral da República – por sonegação fiscal no período em que foi prefeito do município de Ariquemes.

Ele é acusado de compensar, de maneira indevida, valores das contribuições sociais previdenciárias nas guias de recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social entre janeiro de 2009 e março de 2010.

Na denúncia enviada ao Superior Tribunal de Justiça, o vice-procurador-geral da República, José Bonifácio, pede a condenação de Confúcio Moura por crime contra a ordem tributária.

De acordo com a Receita Federal, foi constatado que muitos dos empregados segurados e contribuintes individuais não foram declarados nas guias de recolhimento do FGTS. A Receita também chegou a informar que a sonegação de contribuição previdenciária também foi percebida por compensações indevidas.

Ainda segundo a denúncia da procuradoria, também se verificou que o valor devido à Previdência Social que deixou de ser declarado pela prefeitura de Ariquemes é superior aos supostos créditos previdenciários.

O vice-procurador-geral pede também que sejam encaminhadas cópias de denúncia à Justiça Federal de Rondônia para apuração dos crimes relacionados ao ano de 2010. Isso porque entre março de 2010 e dezembro de 2012 quem estava a frente da prefeitura de Ariquemes era José Márcio Raposo – que não possui prerrogativa de foro junto à Justiça.

A reportagem entrou em contato com o governo de Rondônia, mas até o fechamento desta edição não teve retorno.

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta segunda-feira (19):

- Estudante maranhense testa novo método para detecção da hanseníase

- ONU, Sebrae e a Embrapa vão selecionar projetos para a Cadeia Produtiva de Grãos

Ouça pelo player acima.

Criado em 19/06/2017 - 13:39