Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Refugiados venezuelanos no Brasil mais que quadruplicam em dois anos

Em 2015, foram 829 pedidos e, neste ano, até o mês de maio, foram contabilizadas 3,9 mil solicitações

No AR em 20/06/2017 - 08:07

O número de solicitações de refúgio de venezuelanos no Brasil mais que quadruplicou nos últimos dois anos. O Ministério da Justiça aponta que em 2015 foram 829 pedidos e, neste ano, até o mês de maio, foram contabilizadas 3,9 mil solicitações.

O refúgio é uma proteção legal que o Brasil oferece a cidadãos que estejam sofrendo perseguição no próprio país por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas. Também pode ser solicitado a quem esteja sujeito a graves violações de direitos humanos.

Nem todos os imigrantes se encaixam no perfil de refugiados. Apesar disso, no Brasil os venezuelanos buscam majoritariamente o refúgio.

A estimativa do governo de Roraima é de que, desde o agravamento da crise político-econômica no país vizinho, 30 mil venezuelanos ingressaram no estado. O governo também revela que de outubro de 2016 até junho deste ano, mais de 3 mil pessoas foram recebidas nos Centros de Atendimento ao Migrante localizados em Boa Vista, Pacaraima e também em atendimentos móveis.

Na véspera do Dia Mundial do Refugiado, a ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, apresentou o relatório “Tendências Globais”, um levantamento sobre deslocamentos.

As cifras da Venezuela são notáveis, segundo a Agência, porque triplicaram de um ano para o outro. Se em 2015, 10,2 mil venezuelanos solicitaram refúgio a outros países, em 2016 foram 34,2 mil pedidos.

O estudo aponta que em todo o mundo, o deslocamento forçado causado por guerras, violência e perseguições atingiram em 2016 o número mais alto já registrado: mais de 65 milhões de pessoas se viram forçadas a deixar seus locais de origem por diferentes tipos de conflitos.

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta terça-feira (20):

- Temer veta medidas provisórias que reduziriam áreas de preservação ambiental no Pará

- Umidade relativa do ar no Tocantins fica abaixo do mínimo previsto pela Organização Mundial de Saúde

Criado em 20/06/2017 - 08:09