O Tocantins ocupa a quarta posição no ranking nacional de queimadas. Só em outubro, já foram registrados mais de 2,8 mil focos de calor no estado. O número de focos de incêndio registrados, em todo o país, durante os primeiros 15 dias de outubro dobrou em relação ao mesmo período do ano passado.
Ouça também:
Como a população pode contribuir para evitar queimadas
Três estados da Amazônia concentram 40% das queimadas do país
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontam o Sul do Tocantins com a maior quantidade de focos de calor. Na região, estão municípios como Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Paranã, responsáveis por mais de 2.802 ocorrências dessa natureza, segundo o capitão Matos Silva, da Defesa Civil do estado.
Os dados do INPE colocam o Tocantins na quarta posição entre os estados com o maior número de focos de calor. São 13.040 registros. Mato Grosso lidera, com 25 mil focos. Para as autoridades, as ocorrências só fazem aumentar os prejuízos para o meio ambiente e, também, para a população, pois as queimadas contribuem para a diminuição dos índices de umidade relativa do ar, que, em vários municípios tocantinenses, chegou a 8%.
Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta segunda-feira (20):
- Rebanho de bovídeos no Pará chega a 20 milhões de animais, o terceiro maior rebanho do país.
- 24 comunidades quilombolas foram certificadas como remanescentes de quilombo pela Fundação Cultural Palmares. A maioria delas está no Maranhão.
O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h50, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).