Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Arte indígena do Amapá estampa selo dos Correios

As figuras Kusiwa, arte indígena da etnia Wajãpi, vão ficar em

A obra, de autoria da índia Katirina Wajãpi, foi escolhida para integrar o Programa Anual de Selos Comemorativos e Especiais de 2014. O lançamento aconteceu nessa segunda-feira (3), na sede do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. Os selos vão ficar em circulação até o final de 2017 e a tiragem é de 600 mil unidades.

 

Confira outros destaques da Rádio Nacional da Amazônia

 

A assessora da vice-presidência dos Correios, Maria de Lourdes Torres, diz que o programa é uma oportunidade de divulgar a arte indígenas Kusiwa para todo o mundo.

 

Os padrões da arte Kusiwa estão carregados de significados e simbolismo. As figuras constituem um sistema de comunicação e uma linguagem gráfica que remetem à cosmologia e à visão de mundo dos Wajãpi.

 

Célia Corsino, diretora de Patrimônio Imaterial do Iphan, explica que a importância da pintura para este grupo indígena vai além da arte pela arte.

 

A arte Kusiwa é considerada Patrimônio Cultural do Brasil, desde 2002, e obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco, desde 2003.

 

Os Wajãpi, do Amapá, constituem um grupo remanescente de um povo que já foi composto por cerca de 6 mil pessoas, no começo do século XIX. A terra onde vivem os indígenas foi demarcada e homologada em 1996 e é uma área preservada onde vivem cerca de 1.100 indígenas, em 48 aldeias.

 

Também é destaque do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta terça-feira (04):

 

- Aumenta o número de casos de câncer de pele nos trabalhadores rurais de Santarém (PA).

- Será realizado, em Belém (PA), o 20º Congresso Brasileiro de Apicultura. Um dos assuntos que será debatido no evento é o desaparecimento das abelhas no planeta.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 04/11/2014 - 10:37 e atualizado em 04/11/2014 - 09:46