Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Divulgado novo calendário sobre desmatamento na Amazônia

O projeto funciona como alerta para as equipes de fiscalização e

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) lançaram, na última sexta-feira (7), o novo calendário para a divulgação de dados sobre a taxa de alerta e monitoramento da Amazônia.

 

Confira outros destaques da Rádio Nacional da Amazônia

 

A apresentação foi feita durante uma coletiva de imprensa com o presidente do Ibama, Volney Zarardi, e o diretor do INPE, Leonel Fernando Perondi. O sistema funciona como alerta para as equipes de fiscalização e combate ao desmatamento que atuam na região. Os dados passam a ser apresentados quatro vezes por ano - em fevereiro, maio, agosto e novembro, começando já neste mês.

 

Durante a entrevista, Perondi ressaltou a importância de entender a diferença entre o Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (Deter) e o Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes). Ele explicou que o único meio confiável de se obter índices reais de desmatamento é pelo Prodes.

 

O presidente do Ibama, Volney Zanardi, rebateu as recentes notícias de que o governo estaria segurando a divulgação dos índices de desmatamento. Ele disse que os dados do Deter ou do Prodes nunca tiveram publicações mensais e que, comparando com os anos anteriores, é possível perceber a mesma frequência de divulgação.

 

Os dados tanto do Prodes, referentes ao desmatamento, quanto do Deter devem ser divulgados ainda neste mês. No Deter, as coordenadas geográficas não vão ser mais divulgadas, por uma questão de segurança dos fiscais ambientais contra os grileiros que podem atuar na região.

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta segunda-feira (10):

 

- Mais uma mulher é vítima de escalpelamento no Pará. Ao todo, já foram registrados 10 casos no estado.

 

- Vacina contra Febre Aftosa no Tocantins vai até o dia 30 de novembro. O Estado tem cerca de 8 milhões de cabeças de gado, mas nem todos devem ser vacinados.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 10/11/2014 - 09:51 e atualizado em 10/11/2014 - 16:08