Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cultura afro na Amazônia é lembrada no Dia da Consciência Negra

Dados do IBGE apontam que o Norte foi a região onde as pessoas mais se

Candomblé, Carimbó e as delícias, como a Maniçoba. São vários os elementos na Amazônia que revelam a presença do negro. Dados do censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Norte foi a região onde as pessoas mais se declararam pretas e pardas, o equivalente a 73,5%.

 

Com um número tão expressivo, o Dia da Consciência Negra, celebrado hoje (20), alerta para a necessidade de ressaltar a importância dos negros na Amazônia.

 

Confira outros destaques da Rádio Nacional da Amazônia

 

A coordenadora do Grupo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Pará, Marilu Campelo, diz que na região ainda há quilombolas, descendentes de africanos, em estados como Pará, Amazonas e Amapá. A presença africana é forte em vários aspectos culturais, como culinária, música e religião.

 

A influência afro não é apenas em elementos tradicionais. Hoje, a mistura de ritmos mostra que é possível trazer sons africanos para estilos típicos do Norte. É o caso do que faz o Zebrabeat – Afro-Amazônia Orquestra. O grupo une as guitarradas paraenses ao afrobeat nigeriano. O trabalho do Zebrabeat pode ser conferido nas redes sociais, como o Facebook.

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta quinta-feira (20):

 

- Lançada campanha de doação aos atingidos pela enchente do Rio Tarauacá no Acre. Ao todo, 17 mil pessoas já foram atingidas pela enchente. Mais de 400 estão desabrigadas.

 

- No interior de Roraima, mais de 500 moradores da região Baixo Rio Branco devem ser beneficiados com o atendimento itinerante realizado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, Superintendência do Patrimônio da União e o Instituto Federal de Roraima.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 07h45, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 05h45 na Rádio Nacional do Alto Solimões.



Criado em 20/11/2014 - 09:35 e atualizado em 20/11/2014 - 11:24