Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Operadoras de banda larga devem oferecer 80% da velocidade contratada

Nova regra da Anatel também garante estabilidade de conexão da

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que, a partir deste mês, as regras sobre velocidade de internet apresentam modificações. Agora, as fornecedoras de banda larga fixa e móvel, com mais de 50 mil clientes, devem garantir no mínimo de 80% da velocidade média contratada e 40% da velocidade instantânea, que podem ser medidas a qualquer momento do mês.

 

Esse padrão é atualizado pela Anatel desde 2012 e se iniciou com a cobrança de 60% da velocidade média e 20% da velocidade instantânea. Na regulamentação de 2014 significa dizer que, se o consumidor contrata um pacote de 10 Mps, a operadora deve entregar, no mínimo, 8 Mps, que, medida a qualquer hora e dia do mês, não poderá ser menor do que 4 Mps.

 

A nova regra também garante que a estabilidade de conexão da internet deve ser de, no mínimo, 99,5% de precisão. Em um mês, esse número representa que a internet oferecida não pode ficar mais do que 3h36min sem conexão.

 

Para o consumidor conferir se a sua velocidade está compatível com a da contratação, a entidade aferidora de qualidade de banda larga oferece, em seu site www.brasilbandalarga.com.br, um medidor de velocidade, que também pode ser baixado para celulares com sistema iOS ou Android.

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta segunda-feira (17):

 

- Passageiros do Acre ganham nova linha de ônibus com destino a países da América do Sul. A empresa Expresso Internacional Ormeño começa a operar dia 22 de dezembro. Os acreanos terão linhas para Peru, Chile, Argentina, Bolívia, Venezuela, Equador e Colômbia.

 

- Aposentados e pensionistas têm até o dia 31 de dezembro para legalizarem a situação junto ao INSS. Mais de um milhão de beneficiários ainda não renovaram a senha da conta bancária este ano.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 07h45, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 05h45 na Rádio Nacional do Alto Solimões.



Criado em 17/11/2014 - 09:34 e atualizado em 17/11/2014 - 09:47