Roraima é o terceiro estado da Federação a concluir o plano, atrás apenas do Maranhão e do Distrito Federal, cujo objetivo é aplicar metas e estratégias para os próximos dez anos, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, Educação Inclusiva, à Distância e valorização do profissional de educação.
Ouça também:
Guia traz dicas para valorização dos professores
Segundo a secretária estadual de Educação, Ana Célia Paz, o plano foi criado para melhorar a qualidade de ensino prestado no estado, pois, em junho deste ano, o governador declarou estado de emergência na educação.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Chico Guerra, o plano terá caráter de urgência na apreciação, com garantia de até cinco dias para a aprovação final.
O Plano Estadual de Educação começará a valer a partir da aprovação pela Casa e será monitorado pela Comissão de Acompanhamento, Avaliação e Monitoramento, formada por representantes de órgãos fiscalizadores e técnicos.
Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta quarta-feira (19):
- Fogo destrói quase quatro hectares de reserva no Lago Piratuba, no Amapá. O incêndio já dura quinze dias. A construção de uma trincheira para impedir o alastramento do fogo só deve ficar pronta na próxima semana.
- A Prefeitura de Tarauacá (AC) decretou estado de calamidade pública por causa da cheia histórica do rio que leva o mesmo nome. De acordo com a Prefeitura, a enchente atinge 5,3 mil famílias. Pelo menos 63 famílias estão desabrigadas e sendo levadas para seis abrigos.
O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 07h45, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 05h45 na Rádio Nacional do Alto Solimões.