Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Leptospirose põe em alerta autoridades sanitárias do Acre

No último ano, mais de 200 casos da doença foram registrados em

De janeiro de 2014 a janeiro deste ano, 216 casos de leptospirose foram registrados em Cruzeiro do Sul, no Acre. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, destes registros, 56 foram diagnosticados durante um surto no Presídio Manoel Nery da Silva.

 

Os bairros com a maior incidência da doença são também os locais onde há mais casos de dengue: Várzea, Telégrafo, Remanso e Cruzeirão.

 

Confira outras edições do Jornal da Amazônia 1ª Edição

 

Segundo a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica do município, Milena Lopes, as pessoas geralmente procuram as unidades de saúde com a suspeita de dengue. O exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) pode confirmar o diagnóstico de leptospirose.

 

De acordo com Milena, o município não fazia o registro da doença. Ela acredita que os casos identificados no último ano são em função dos exames que passaram a ser realizados.

 

O médico infectologista Alberto Chebabo afirma que as baixas condições de saneamento favorecem a ocorrência da leptospirose. Ele explicou que ela é transmitida pela urina dos ratos. Chebabo alerta que, inicialmente, os sintomas da leptospirose são semelhantes aos da dengue.

 

Em 2014, duas pessoas morreram por complicações da doença em Cruzeiro do Sul. A Secretaria Municipal de Saúde capacitou os médicos para o diagnóstico laboratorial e tem fornecido material educativo para a comunidade.

 

Confira, ainda, no Jornal da Amazônia 1ª Edição desta quinta-feira (29):

 

- Na região Norte do país, 337 trabalhadores em situação semelhante à escravidão foram resgatados no ano passado. Em todo o país, foram quase 1.600. A maior parte das pessoas trabalhava nas atividades da construção civil, agricultura, pecuária e extração vegetal. A informação foi divulgada nessa quarta-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

 

- Após a desocupação da Terra Indígena Maraiwatsédé (MT), a maior reclamação dos índios Xavante é o fraco atendimento à saúde na área.

 

Jornal da Amazônia 1ª Edição é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta, às 07h45, na Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 29/01/2015 - 09:18 e atualizado em 29/01/2015 - 10:12