Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Campanha do Inca incentiva hábitos saudáveis no Dia Mundial do Câncer

Mobilização alerta sobre os riscos de cigarro, álcool, excesso de peso

“Ao Nosso Alcance”. Este é o tema da campanha do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para esta quarta-feira, 4 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer. A data é uma oportunidade para debater formas de prevenção e de tratamento, além de disseminar informações sobre a doença, que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, a cada ano.

 

Ouça também:

 

Alimentação saudável é fundamental para a prevenção do câncer

 

A campanha de 2015 é dividida em quatro eixos: escolhas saudáveis, detecção precoce, tratamento para todos e aumento da qualidade de vida. A intenção é mostrar que as soluções para a doença existem e podem estar ao alcance de todos. A principal delas é lembrar que por meio de escolhas saudáveis é possível prevenir cerca de um terço de todos os casos da doença.

 

Cleuza Dias já teve câncer de mama e há cinco anos é voluntária na Associação MT Mama, no Mato Grosso. A associação dá assistência às pessoas em tratamento do câncer de mama no estado e articula junto aos órgãos públicos a ampliação de tratamentos mais dignos e eficazes.

 

Cleuza afirma que a adoção de práticas saudáveis tem feito a diferença, inclusive nas pessoas que já foram vítimas de câncer. “A incidência até de problemas emocionais é menor em quem tem hábitos saudáveis. A gente tem diversas atividades de apoio, como hidroginástica e pilates. A diferença é muito grande. Você percebe um equilíbrio emocional muito melhor, além da qualidade de vida que melhora”.

 

A União Internacional para o Controle do Câncer aponta que reduzir os fatores de riscos sociais e ambientais e capacitar as pessoas a fazer escolhas saudáveis são componentes essenciais para reduzir as mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis e o câncer. O compromisso é que o número de mortes por essas doenças caia 25% até 2025.

 

Para o nutricionista da Unidade Técnica de Alimentação, Nutrição e Câncer do Inca, Fábio Gomes, muitas vezes não depende apenas de uma vontade pessoal para a adoção de novos hábitos, mas também do ambiente em que a pessoa vive e das políticas públicas ofertadas.

 

“Às vezes a pessoa está super motivada para fazer uma modificação na sua alimentação e na sua atividade física, mas o ambiente em que ela vive não oferece possibilidades para isso”.

 

Além de uma boa alimentação que priorize alimentos orgânicos e não-industrializados e da prática de atividades físicas, a campanha do Dia Mundial do Câncer incentiva o abandono do cigarro, a redução do consumo de álcool, a manutenção do peso corporal dentro dos limites adequados e a proteção contra os raios ultravioletas.

 

Dados do Inca apontam que mais de 12 milhões de pessoas do mundo são diagnosticadas todo ano com câncer. Cerca de 8 milhões morrem. No Brasil, o Inca estima em 580 mil os novos casos da doença para 2015. A previsão é de que, se medidas efetivas não forem tomadas, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes até 2030.

 

Confira, ainda, no Jornal da Amazônia 1ª Edição desta quarta-feira (04):

 

- Estudantes da UFAM, a Universidade Federal do Amazonas, produziram uma cerveja artesanal de açaí. Desafiados pelo professor, os quatro alunos do sexto semestre do Curso de Engenharia de Petróleo e Gás desenvolveram todo o projeto em apenas três meses.

- No Acre, o Rio Juruá continua subindo e ultrapassou a cota de transbordamento.

 

Jornal da Amazônia 1ª Edição é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta, às 07h45, na Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 04/02/2015 - 08:48 e atualizado em 04/02/2015 - 09:43