Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pacientes com câncer continuam sem radioterapia no Tocantins

Desde novembro, a única máquina de radioterapia da rede pública de

Pacientes com câncer no Tocantins ainda enfrentam dificuldades para se tratarem no estado. Desde novembro, a única máquina de radioterapia da rede pública de saúde está quebrada.

 

Confira outras edições do Jornal da Amazônia 1ª Edição

 

Sem outra alternativa, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) encaminhou os pacientes para tratamento em Goiânia, no Goiás. A cidade fica a cerca de 820 quilômetros de Palmas, capital do Tocantins.

 

Paulo Resende da Silva, um dos pacientes transferidos, afirma que não é fácil ficar distante da família. “Não é fácil. A gente sair de uma cidade para outra cidade fazer tratamento é complicado”.

 

No ano passado, a Justiça do estado determinou a garantia do tratamento, diretamente ou de forma complementar, e o conserto da máquina que, de acordo com o mandado judicial, ficaria em R$ 540 mil. Segundo o secretário estadual de saúde, Samuel Bonilha, este ano o conserto foi avaliado em R$ 850 mil.

 

O secretário explica que o reparo não garante a efetividade do serviço, pois a máquina é de 2002. Ele quer apresentar à  Justiça uma proposta que viabilizaria o atendimento dos pacientes no estado em até 30 dias.

 

Enquanto os pacientes esperam por uma solução para o atendimento perto de casa, uma máquina nova de radioterapia, que chegou no fim de 2014, ainda está desmontada. De acordo com o secretário, a instalação vai precisar de pelo menos um ano e meio.

 

“Essa máquina chegou no ano passado e a gente não teve o planejamento suficiente para construir o local onde fica essa máquina”, explicou ele.

 

O secretário informou que uma terceira máquina será doada pelo Ministério da Saúde para ser instalada no Hospital Geral de Palmas, mas não há previsão de entrega. De qualquer forma, o equipamento também só poderá ser instalado após obras de reforma e ampliação no hospital.

 

Confira, ainda, no Jornal da Amazônia 1ª Edição desta segunda-feira (09):

 

- Nove aeroportos serão construídos na Amazônia Legal e outros passarão por reforma. A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional, da Secretaria de Aviação Civil.

- No Pará, o Calendário Florestal de 2015 já está em vigor. O objetivo é aperfeiçoar o controle da exploração da madeira.

 

Jornal da Amazônia 1ª Edição é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta, às 07h45, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 05h45, na Rádio Nacional do Alto Solimões.



Criado em 09/02/2015 - 09:48 e atualizado em 09/02/2015 - 09:12