Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Início dos Jogos Mundiais Indígenas é adiado para final de outubro

O evento esportivo será realizado em outubro para não coincidir com a

A menos de cinco meses para iniciar, o I Jogos Mundiais Indígenas mudou de data. A cerimônia de abertura estava marcada para o dia 18 de setembro e o encerramento para dia 27 do mesmo mês, mas agora os jogos vão começar em 23 de outubro e vão terminar dia 1º de novembro.

 

As mudanças ocorrem porque a data inicial do evento esportivo, que será realizado em Palmas, no Tocantins, estava coincidindo com outro evento internacional, a Conferência Mundial dos Povos Indígenas, que será realizada na segunda quinzena de setembro.

 

Confira outras edições do Jornal da Amazônia 1ª Edição

 

O secretário extraordinário dos Jogos Mundiais Indígenas da Prefeitura de Palmas, Hector Franco, explica que o pedido de mudança foi feito na última sexta-feira (24), por comunidades dos Povos Indígenas de todo o mundo que estiveram na Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, participando do Fórum Permanente sobre Questões Indígenas.

 

“Esse é um fórum permanente que discute as relações de todos os povos indígenas com os governos de todo o mundo. Para que os ouvintes tenham uma ideia, em setembro ele acontece na semana anterior à Assembleia Geral das Nações Unidas. Então, de fato, é algo encarado pela comunidade internacional como algo muito importante. Então a gente não poderia menosprezar um evento como esse, mesmo em função dos jogos que são também muito importante. Então nada mais inteligente do que conciliar as duas coisas. Até porque a mobilização será muito mais intensa pra trazer justamente todos esses participantes do Fórum Internacional Permanente para os Jogos logo depois.”

 

Os Jogos Mundiais Indígenas pretendem reunir mais de dois mil atletas de 22 etnias de 30 países na capital tocantinense. Eles vão disputar 11 modalidades: tiro com arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, corrida de velocidade rústica – 100 metros, canoagem rústica tradicional, corrida de tora, lutas corporais, futebol de cabeça, futebol de campo, atletismo e natação de travessia.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição desta terça-feira (28) também destaca que a situação da cheia nos municípios amazonenses Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte se agravou devido à cheia do rio Solimões, que marcou, na última segunda-feira (27), 13 metros e 56 centímetros, quase dois metros acima do normal.

E ainda: Polícia investiga golpe aplicado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em Rio Branco (AC). Os estelionatários ligam para familiares de pacientes internados em hospitais públicos e pedem dinheiro para realizar procedimentos e exames que são gratuitos.

Acompanhe o jornal de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 5h45, na Rádio Nacional do Alto Solimões.



Criado em 28/04/2015 - 10:04 e atualizado em 28/04/2015 - 11:42