Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Atingidos por enchente começam a receber indenização no Amapá

Abertura de comportas da Usina Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão afetou

Cerca de 440 famílias atingidas pela enchente repentina do Rio Araguari, no município de Ferreira Gomes, no Amapá, começaram a ser indenizadas nessa quarta-feira (27).

 

No dia 7 de maio, uma manobra no sistema de abertura de ensacadeiras da Usina Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão inundou a cidade de Ferreira Gomes, afetando mais de 1,4 mil pessoas.

 

A empresa responsável pela construção da hidrelétrica participou, com os moradores, de negociações que, foram mediadas pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal, para fixar o valor das indenizações. As famílias terão direito a R$ 20 mil e os empresários afetados R$ 35 mil.

 

Confira outros destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição

 

O pagamento está sendo feito por meio de cheque nominal para famílias e empresários previamente cadastrados pela Defesa Civil. O promotor de justiça da promotoria de Ferreira Gomes, Laércio Mendes, explica que o valor é uma indenização prévia.

 

“O que ficou bem claro, que foi colocado pela empresa, é que seria um pagamento prévio, uma indenização prévia, para aquelas pessoas que mais estariam precisando. Então, aquelas pessoas que por acaso entendam que o valor não é suficiente e aquelas pessoas que ficaram de fora que comprovem que foram atingidas, que tiveram prejuízo ou algum dano, podem recorrer ao poder judiciário que não têm esse direito vetado”.

 

Segundo a prefeitura de Ferreira Gomes, os pagamentos acontecem na Secretaria Municipal de Assistência Social até 8 de junho, conforme coronograma definido nas negociações.

 

Nessa quarta-feira (27), 52 famílias foram atendidas. Os ribeirinhos tiveram prioridade no pagamento.

 

Na última segunda-feira, as obras da hidrelétrica foram novamente suspensas. Dessa vez, por decisão da Justiça. O promotor Laércio Mendes explica os motivos.

 

“Essa paralisação visa à obtenção de laudo que identifique que não há mais o risco para a comunidade, e o segundo, identificar as causas. Se houver uma alteração ali, uma modificação, eventual prova pode ser perdida”.

 

Em nota, a Empresa Energia Cachoeira Caldeirão, responsável pela hidrelétrica, informou que está prestando os devidos esclarecimentos às autoridades sobre o caso.

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta quarta-feira (27):

 

- Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa termina no domingo(31).

- Docentes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) paralisam as atividades. As reivindicações dos professores vão desde a reestruturação da carreira à melhores condições de trabalho.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h50, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 28/05/2015 - 10:31 e atualizado em 28/05/2015 - 08:52