Para diminuir os impactos que a cheia do Rio Negro pode trazer à população da capital amazonense, a partir da próxima segunda-feira (11), a prefeitura de Manaus vai começar a cadastrar famílias que estejam em áreas consideradas de risco. Segundo a prefeitura, essa é a terceira fase da Operação SOS Enchente 2015.
A ação, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada do Município e pela Defesa Civil de Manaus, vai realizar a avaliação socioeconômica das famílias para acesso ao aluguel social, a cestas básicas e à água potável.
De acordo com o Capitão Aníbal Gomes, da Defesa Civil da capital, cerca de 3 mil famílias devem ser cadastradas.
Confira outras edições do Jornal da Amazônia 1ª Edição
“A Defesa Civil vai junto com as outras secretarias, onde é feita a visita casa a casa, para identificar realmente a necessidade da remoção temporária daquela morador. Vai haver um trabalho de toda a prefeitura, que não envolve só Defesa Civil, mas os órgãos de apoio, como a Secretaria de Assistência Social, a limpeza pública, infraestrutura também, como também a questão da saúde; a parte de zoonose. Então é toda uma gama de atividades que vai para o local”.
A cota do rio Negro nessa segunda-feira (4), de acordo com dados divulgados pelo Porto de Manaus, alcançou o nível de 28 metros e 28 centímetros. Segundo a prefeitura, a marca está nove centímetros acima do registrado na mesma data no ano passado.
O alerta do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), divulgado no último dia 30, prevê que este ano o Rio Negro deve registrar a quarta maior cheia desde 1953, atingindo o nível de 29 metros e 62 centímetros em junho.
De acordo com o superintendente do CPRM em Manaus, Marco Oliveira, a capital entrará em condição de emergência, se ultrapassar 28 metros e noventa e quatro centímetros.
“É uma situação ainda dentro da normalidade, o rio oscilando ao redor dos 28 metros e 28 centímetros, mas com tendência de subida pelo menos até o mês de junho. A cota de emergência aqui pra Manaus é 28 metros e 94 centímetros. Na medida em que a cheia evoluir e se atingir a cota de emergência, os bairros ali da Glória e também na região central da cidade devem sentir os efeitos dessa cheia.
De acordo com a Defesa Civil de Manaus, quinze bairros devem ser afetados pela enchente. Vinte pontes de acesso em cinco bairros de Manaus foram construídas para garantir a locomoção da população atingida. Outras 17 localidades vão receber estruturas, segundo a prefeitura.
Em todo o estado, mais de 123 mil pessoas já foram afetadas pela cheia dos rios este ano. São 19 municípios em situação de emergência, quatro em alerta e um, Boca do Acre, em estado de calamidade pública.
O Jornal da Amazônia 1ª Edição desta terça-feira (5) destaca também:
- Casal anuncia em jornal que quer adotar babá com menos de 18 anos em Belém (PA).
Acompanhe o jornal de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 5h45, na Rádio Nacional do Alto Solimões.