A Secretaria de Saúde do Maranhão recebeu ontem (9) a confirmação do primeiro caso de Zika vírus no estado. Após análises realizadas pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, o vírus foi detectado em amostras de um paciente no município de Gonçalves Dias, a 340 km da capital, São Luís.
Confira outros destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição
O secretário de Saúde do Maranhão, Marcos Pacheco, informou que o Zika vírus é menos agressivo que a dengue, mas é necessário que a população adote cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que também transmite a dengue e a Chikungunya.
As primeiras notificações da doença ocorreram em 2014, no Rio Grande do Norte, e este ano foram registrados casos em Alagoas, Paraíba, Bahia e São Paulo. Na região da Amazônia, um caso foi confirmado em Roraima e outro no Pará.
No Jornal da Amazônia 1ª Edição, saiba também que uma feira de troca de sementes pretende estimular alimentação saudável entre indígenas no Amazonas. Confira, ainda, reportagem sobre a greve dos professores da rede estadual no Tocantins.
O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia.