As queimadas em Mato Grosso estão proibidas até o dia 15 de outubro. O período proibitivo terminaria no próximo dia 30, mas devido às condições climáticas foi prorrogado, podendo se estender até novembro.
De acordo com informações do Governo do Estado, a decisão do Comitê do Fogo se baseou nas previsões do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de que o período de seca deve ir até final de outubro. Outro motivo é a situação crítica da qualidade do ar por causa da fumaça das queimadas.
Ouça também:
Como a população pode contribuir para evitar queimadas
De 1º de janeiro deste ano até 23 de setembro, o Mato Grosso registrou cerca de 21.400 focos de incêndio. O número coloca o estado em primeiro lugar no ranking de queimadas do país. Em relação ao mesmo período de 2014, houve um aumento de 6,6% nos focos de calor.
Ouça, ainda, na 1ª edição do Jornal da Amazônia desta sexta-feira (25) que os astrônomos já estão atentos para o eclipse lunar total que acontecerá no domingo(27). Em São Luís (MA), um evento batizado de Maranhão Lunar vai oferecer palestras sobre astronomia e telescópios para visualizar o eclipse.
E mais: Pesquisas desenvolvidas em Rondônia incentivam a produção do pirarucu em cativeiro. A redução dos custos na piscicultura é o maior atrativo para o produtor.
O Jornal da Amazônia 1ª Edição é uma produção da equipe de radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e vai ao ar de segunda a sexta, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia.