Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadores do Amapá usam peixe para testar medicamentos

“Peixes paulistinha” - ou zebrafish - são usados em testes para

Os estudantes da área de saúde e ciência biológica da Universidade Federal do Amapá, a Unifap, contam agora com um novo laboratório para estudos e desenvolvimento de medicamentos. A Plataforma Zebrafish, como é batizada, é uma ferramenta bastante utilizada por pesquisadores de todo o mundo e esta é a primeira unidade disponível no Amapá. Por meio dela, os “peixes paulistinha” - ou zebrafish - são usados como cobaia nos testes para aprovação de medicamentos destinados aos humanos.

 

O coordenador da Rede Amazônica de Pesquisa em Biofármacos e responsável pelos estudos da Plataforma Zebrafish, José Carlos Tavares, explica que o método surgiu como uma alternativa aos testes padrões. "Devido ao grande incentivo para nós procurarmos métodos alternativos para deixar de usar roedores e mamíferos, uma das recomendações é utilizar modelos mais viáveis e que representem, com maior fidedignidade, a fisiologia humana.”

 

Ouça também:

 

Como fazer a prevenção de doenças em peixes

 

O coordenador explica, também, que os testes com peixes paulistinha são muito vantajosos. “Uma das vantagens é que este peixe possui grande comparação genética com humano; segundo, por ser um animal extremamente pequeno, nós não precisamos gastar grandes quantidades em uma experimentação. Então, quer dizer que é um método viável, também, em termos econômicos”, revela.

 

Os estudos da "Plataforma Zebrafish" pretendem desenvolver medicamentos para doenças inflamatórias, depressão e ansiedade. Os resultados devem surgir no primeiro semestre do ano que vem.

 

Ouça, ainda, na edição do Jornal da Amazônia desta terça-feira (29) que o Incra anunciou investimentos de 36 milhões de reais em cooperativas no Acre.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição é uma produção da equipe de radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e vai ao ar de segunda a sexta, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 29/09/2015 - 12:18 e atualizado em 29/09/2015 - 11:31