Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Olimpíada Indígena no Alto Solimões vai reunir povos de diferentes etnias

A competição acontece no final deste mês, em Belém do Solimões, no

No mesmo ano em que o Brasil sedia a Olimpíada e a Paraolimpíada, no Rio de Janeiro, Belém do Solimões, no Amazonas, realiza a terceira edição das Olimpíadas Indígenas do Eware. O evento acontecerá entre os dias 23 e 28 de janeiro e deve reunir cerca de 20 comunidades indígenas do Alto Solimões.

 

Um dos organizadores, frei Paulo Braguini, fala que a expectativa é de acolher um grande número de participantes e visitantes durante o evento. Ele também explica que a inscrição das equipes será feira durante a chegada de cada delegação. 

 

Os jogos esportivos não tradicionais vão ter oito modalidades: futebol de quadra, voleibol, handebol, maratona revezamento, salto em distância, 100 metros rasos, queda de braço e o duatlon (corrida e natação), todos com disputas masculinas e femininas.

 

Já para os jogos tradicionais são dez as modalidades: arremesso de lança, subida e descida de açaizeiro, arco e flecha, tiro com baladeira, natação, zarabatana, canoagem tradicional, racha, coquita e cabo de guerra. 

 

A 1ª Olimpíada Indígena foi em fevereiro de 2010 e a 2ª edição ocorreu em abril de 2012. 

 

O Jornal da Amazônia 1ª edição desta segunda-feira (4) traz ainda informações sobre pesquisa que revela a intenção de viagem de brasileiros. Entre os entrevistados que pretendem viajar pelo Brasil, apenas 2% querem ir para estados da região Norte do país.



Olimpíadas Indígenas do Eware é confirmada para janeiro em Tabatinga

Criado em 04/01/2016 - 16:36 e atualizado em 04/01/2016 - 14:36