Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Falta de saneamento na região Norte dificulta ações de combate ao Aedes Aegypti

O Norte do Brasil tem a menor cobertura de esgoto na área urbana

Entre as regiões brasileiras, a Norte tem a menor cobertura de coleta de esgoto na área urbana. Apenas cerca de 10%p dos moradores são atendidos pelo serviço. Os dados são de 2014 e fazem parte do Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos divulgado esta semana pelo Ministério das Cidades.

 

O documento destaca ainda em segundo lugar o Nordeste, com 31% da população beneficiada. Seguido pelo Sul e Centro-oeste. A região Sudeste aparece em primeiro lugar na cobertura do serviço: 93% dos moradores contam com o sistema de coleta de esgoto.

 

A situação é ainda mais preocupante neste momento em que todos os esforços estão voltados para o combate ao aedes aegypti. O mosquito que, além da dengue transmite a febre chikungunya e o vírus zika.

 

A epidemiologista Helena Brígido, da Sociedade Paraense de Infectologia, destaca que não adianta só a população fazer a sua parte.

"Nós sabemos que no Brasil o saneamento básico é muito precário. No Pará, nós temos uma dificuldade muito grande de controle de vetores por causa do saneamento básico deficiente.Nós estamos vendo um esforço da população. Mas se não tiver um saneamento básico adequado a gente não vai conseguir controlar. E mais, dengue, Chikungunya e Zika veio para ficar."

 

Para o secretário Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira, o sistema de coleta de esgoto no Brasil é deficitário. Ainda mais se levadas em consideração as metas do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab). O projeto prevê cobertura do serviço para noventa e três por cento da população em área urbana em 2033.

 

Segundo Ferreira, é preciso otimizar investimentos e tecnologias. Ele vincula o andamento do projeto a recuperação da economia e ao interesse do setor privado.

 

O diagnóstico divulgado mostra ainda que, em 2014, 156 milhões de brasileiros que vivem em áreas urbanas tinham acesso à rede pública de abastecimento de água. O número representa 93% dos moradores das cidades do país.

 

Para ler o Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos na íntegra clique aqui

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.



Criado em 18/02/2016 - 12:33 e atualizado em 18/02/2016 - 10:32