O laudo foi assinado pelo Instituto Evandro Chagas.
Em março, dois casos estavam sendo acompanhados pela Coordenação de Vigilância em Saúde, e o Instituto confirmou um deles. O outro foi diagnosticado como pneumonia.
Um médico cubano de 42 anos também é monitorado por suspeita da doença. Ele deu entrada no Hospital de Clínicas Alberto Lima no domingo. O homem chegou de Cuba há uma semana. Foram colhidas amostras para a realização do exame que vai apontar se ele contraiu ou não a influenza.
A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 está prevista para começar em 30 de abril, mas os estados interessados podem adiantar a imunização, assim que receberem as doses. Tem prioridade idosos, pessoas com doenças pulmonares ou problemas cardíacos e gestantes.
Para prevenir a gripe é preciso tomar alguns cuidados de higiene. Entre eles: lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.
Também são destaques no Jornal da Amazônia 1ª Edição desta terça-feira (5):
- Posto de fiscalização sanitária é reativado em Senador Guiomar, no Acre;
- Cresce o número de microempresas no Pará;
- Aplicativo recebe denúncias de crimes eleitorais no Mato Grosso.
O Jornal da Amazônia 1ª Edição, vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.