Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estados da Amazônia estão entre os dez com mais casos de tráfico humano

Amazonas, Mato Grosso, Pará e Maranhão estão no topo do levantamento

Este sábado (30) é marcado mundialmente como Dia de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas, em 2013.  Exploração sexual, trabalho escravo, transporte ilegal de órgãos, adoção irregular. Todos esses crimes estão ligados ao tráfico de seres humanos.

 

Relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), aponta que, em 2014, 53% das vítimas foram traficadas para fins de exploração sexual, como a prostituição, seguido do tráfico de pessoas para trabalho escravo.

 

No Brasil, só o Disque 100 identificou 309 vítimas de tráfico de pessoas. O Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal, recebe denúncias que envolvam violações de direitos humanos. Nesse levantamento, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Maranhão estão entre os dez estados com maior número de casos.

 

Outro relatório, divulgado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), aponta que entre 2003 e 2015, dos quase 2.900 casos de trabalho escravo, mais da metade foram registrados na Amazônia. O coordenador a campanha nacional da CPT contra o Trabalho Escravo, Frei Xavier Plassat, explica porque o crime é tão comum na Amazônia: “porque é uma região de fronteira. E o trabalho escravo tem costume de ser utilizado na expansão, nas regiões de avanço do capital. E como são regiões remotas, distante das aglomerações são poucas, onde a presença doestado é muito mais complexa. A possibilidade de realizar atos ilícitos é muito maior. E muitas vezes as atividades de trabalho escravo estão associadas atividades ilícitas.”

 

As atividades de enfrentamento ao tráfico de seres humanos têm mobilizado o mundo. Durante toda essa semana o combate a esse crime foi reforçado com a Campanha Coração Azul. Nos estados brasileiros, uma série de atividades acontecem em locais onde as pessoas estão mais suscetíveis ao tráfico, como aeroportos, escolas, rodoviárias e regiões de fronteira. Prédios públicos ganharam iluminação na cor azul para lembrar a data.

 

Diversos canais estão disponíveis para quem quer denunciar casos de tráfico de pessoas. Entre eles o Disque 100, e o Ligue 180. Em caso de tráfico internacional, qualquer vítima pode procurar as embaixadas brasileiras. Os endereços dos Consulados e Embaixadas do Brasil no exterior podem ser encontrados aqui.


Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta sexta-feira (29):

- Em Rondônia, 25 pessoas são denunciadas por corrupção em obras da BR-429

-Locais que revendem aves vivas no Maranhão passam por vistoria

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.



DF: simpósio sobre tráfico de pessoas está com inscrições abertas

Tráfico de pessoas foi o tema do Bate-papo Ponto dessa quinta-feira (02)

Criado em 29/07/2016 - 14:50 e atualizado em 29/07/2016 - 11:49