Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MS: fazendeiros envolvidos em ataque a índios são presos

O conflito ocorreu em junho deste ano e resultou na morte de um

Foram presos nessa quinta-feira (18) os proprietários rurais envolvidos na retirada violenta de indígenas Guarani Kaiowá da Fazenda Yvu, em Caarapó, no Mato Grosso do Sul. Os ataques ocorreram em junho deste ano e resultaram na morte do índio Clodiode Aquileu Rodrigues. Outros nove indígenas ficaram feridos.

 

Os fazendeiros podem responder pelos crimes de formação de milícia privada, homicídio, lesão corporal, constrangimento ilegal e dano qualificado. O pedido de prisão preventiva foi feito pelo Ministério Público Federal em Dourados, e expedido pela Justiça Federal, em julho deste ano. Segundo o MPF, a Polícia Federal levou mais de 40 dias para cumprir o mandado.

 

Em junho deste ano, os indígenas da comunidade Tey Kuê, da etnia Guarani-Kaiowá, ocuparam a Fazenda Yvu, que incide sobre a Terra Indígena Dourados Amambaipeguá. De acordo com o MPF, os proprietários se organizaram para expulsar os índios à força. Cerca de 300 pessoas participaram da ação com armas de fogo e rojões. Entre os indígenas feridos, um continua internado.

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta sexta-feira (19): Tribunal de Contas do Amazonas divulga lista de gestores que tiveram contas reprovadas; Procon Maranhão pede na Justiça conclusão das obras de ampliação do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.



Criado em 19/08/2016 - 00:40 e atualizado em 19/08/2016 - 14:32