Quilombolas, ribeirinhos e indígenas moradores da região de Oriximiná, no Pará, reclamam da falta de diálogo com o governo federal, que vai criar o Mosaico de Áreas Protegidas da Calha Norte do Pará.
Eles reivindicam que o mosaico seja debatido também com os moradores da região, como explica o presidente da Cooperativa Mista Extrativista dos Quilombolas de Oriximiná (CEQMO), quilombola Francisco Hugo de Souza.
Em carta aberta, os moradores afirmam que a preservação do meio ambiente não se faz sem as pessoas que vivem na área e que não vão aceitar que os órgãos ambientais, mais uma vez, desconsiderem os direitos dessas populações. A previsão é que o mosaico seja criado em novembro deste ano.
A reportagem tentou contato com representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mas até o fechamento desta edição, não obteve retorno.
O mosaico é um instrumento de gestão para um conjunto de unidades de conservação e é previsto na Lei n. 9.985 de 2000.
Também são destaques desta edição do Jornal da Amazônia 1ª Edição, desta segunda-feira (24): Justiça determina que INSS pague seguro-defeso durante a Piracema, em Mato Grosso; Manaus comemora hoje 347 anos.
O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).