Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

PGR abre investigação sobre o sistema prisional do AM e outros estados

Nos primeiros dias de 2017, rebeliões em Manaus resultaram na morte de

A Procuradoria-Geral da República abriu investigação sobre a situação do sistema penitenciário do Amazonas e de outros três estados: Rondônia, Pernambuco e Rio Grande do Sul. A decisão divulgada nesta quinta-feira (05), ocorre após o massacre em presídios de Manaus. Nos primeiros dias de 2017, uma série de rebeliões na capital amazonense resultou na morte de 60 detentos e na fuga em massa de presos.

 

O órgão instaurou quatro procedimentos administrativos para apurar possíveis descumprimentos de normas constitucionais, além de acordos internacionais como a Convenção Americana sobre Direitos Humanos. As ações podem resultar em um pedido de intervenção federal nesses estados. Um outro procedimento analisa a situação do sistema carcerário do Maranhão em decorrência de mortes e superlotação no Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas, em São Luís.

 

Ouça a matéria no player acima.

 

No Amazonas, o Ministério Público Federal (MPF) também instaurou inquérito para investigar a situação dos presos federais e indígenas custodiados no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus. O MPF pediu ao governo do Estado informações sobre possíveis mortes ou cometimento de violência contra esses presos.

 

O Brasil já responde ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos sobre a ocorrência de violações em unidades prisionais de cinco estados.



Criado em 06/01/2017 - 08:43 e atualizado em 06/01/2017 - 11:26