Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Deputados iniciam votação do relatório final da CPI da Funai

Do lado de fora dezenas de índios fazem protesto contra a CPI. A Comissão investiga a possíveis irregularidades em processos de demarcação de terras indígenas e assentamentos rurais para reforma agrária.

No AR em 16/05/2017 - 13:03

A sessão para votar o relatório final da CPI da Funai e do Incra começou com uma hora e meia de atraso, por causa da falta de quórum.

Mas falta de quorum só dentro do Congresso, porque do lado de fora dezenas de índios faziam fila para tentar entrar aqui na ala das comissões, onde ocorre a sessão. Desde a semana passada o acesso às dependências do congresso está restrito.

Antes de iniciar a votação o deputado Nilson Leitão, do PSDB, do Mato Grosso, relator da CPI, adiantou que o relatório prevê uma reestruturação da autarquia. Os parlamentares voltaram atrás na proposta inicial que era extinguir a Fundação Nacional do Índio.

O parlamentar explicou que essa nova estrutura deve reunir num só órgão, todos os assuntos pertinentes ao índio como saúde, educação, e à demarcação. Por outro lado, permanecem os pedidos de indiciamento de quase 90 pessoas ligadas a assuntos indígenas e agrários, como antropólogos, religiosos, indigenistas e procuradores da república.

Confira também no Jornal da Amazônia 2ª Edição :

- Ministério Público denuncia cinco por chacina em Mato Grosso;

- Mais de mil demissões foram registradas na região Norte, em abril;

Ouça o Jornal da Amazônia, 2ª edição, no player acima.


 

Criado em 16/05/2017 - 13:10