Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Manaus decreta emergência social por causa dos venezuelanos

Atualmente, há mais de 350 indígenas do país vizinho vivendo nas ruas da capital amazonense

No AR em 08/05/2017 - 12:20

A cidade de Manaus decretou emergência social por causa dos venezuelanos. O decreto já saiu no Diário Oficial do Município e será comunicado nesta segunda-feria (8) ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. A partir dessa medida, é que o município poderá receber ajuda do governo federal e desenvolver ações para diminuir os impactos.

Atualmente, há mais 350 indígenas venezuelanos vivendo em Manaus. A maioria está acampada debaixo de uma ponte e na rodoviária da cidade em condições precárias. Durante o dia, eles se espalham pela cidade, principalmente em semáforos, para pedir esmola. Chama a atenção o fato da mendicância ser praticada por mulheres, muitas vezes com bebês de colo, e por crianças.

Uma das maiores preocupações é com a disseminação de doenças entre os indígenas, que estão mais vulneráveis, e o restante da população. Atualmente, as secretarias municipal e estadual de saúde e de assistência social estão oferecendo atendimento médico e vacinação aos migrantes.

A Arquidiocese de Manaus, por meio da Pastoral do Migrante, também está prestando ajuda. O Ministério Público Federal do Amazonas acompanha a situação. Nesta terça-feira (9), a igreja e o MPF vão conceder uma entrevista coletiva pra trazer mais detalhes desse problema social na cidade. O secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Elias Emanuel, informou que hoje também será enviado um ofício à Polícia Federal para que providencie a regularização de permanência dos venezuelanos aqui em Manaus. Muitos não possuem nem documento de identidade.

Os migrantes fogem da crise política e econômica na Venezuela. Quando questionados, a maioria diz que veio para Manaus porque estava passando fome no país de origem. 

Ouça no player acima.

E ainda, no Jornal da Amazônia - 2ª edição: Sítios arqueológicos são descobertos em municípios no Amapá.

O Jornal da Amazônia - 2ª edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h20 na Rádio Naconal do Alto Solimões e às 12h20 na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 08/05/2017 - 14:26