Esta é a terceira tentativa, no prazo de 2 semanas, de aprovar o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito que, entre outros assuntos, investiga critérios para demarcação das terras indígenas e quilombolas, conflitos envolvendo essas demarcações e a apuração de denúncias de interesses do setor imobiliário na demarcação de áreas de remanescentes de quilombos.
O relatório da CPI, de autoria do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) pede, entre outras coisas, o indiciamento de quase 90 pessoas ligadas a questões indígenas e agrárias; além da reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai). Inclusive este ponto já foi alterado porque o texto original previa a extinção da Funai.
Com a aprovação do relatório, os pedidos serão encaminhados para análise do Ministério Público e da Polícia Federal, que ficarão encarregados de atender ou não às sugestões da comissão parlamentar de inquérito.
Ouça o Jornal da Amazônia - 2ª edição no player acima.
E ainda, na edição desta quarta-feira (17):
- Defesa Civil do Amazonas prepara segunda fase de megaoperação de ajuda humanitária.
O Jornal da Amazônia - 2ª edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h20 na Rádio Nacional do Alto Solimões, e às 12h20 na Rádio Nacional da Amazônia.