As obras de reforma da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo já começaram e devem durar cerca de 120 dias. De acordo com a Secretaria estadual da Justiça e da Cidadania, a reestruturação faz parte do Plano Integrado de Segurança da unidade prisional, elaborado em conjunto com a Polícia Militar e a Força Nacional de Segurança.
Ainda segundo o governo, a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo – fundada em 1989 – nunca passou por uma reforma significativa para melhorar e atualizar a estrutura da unidade.
Em janeiro deste ano, 33 presos morreram como resultado de um acerto de contas entre integrantes de facções criminosas. Em abril, sete detentos sumiram da unidade prisional. A prisão abriga atualmente 1.100 reeducandos.
Nesta segunda-feira (15), ao anunciar a implantação de uma força-tarefa para investigar crimes cometidos no Sistema Prisional do estado, o secretário de Justiça e Cidadania de Roraima, Ronan Marinho, também comentou o desbloqueio de cerca de R$ 45 milhões destinados pelo Governo Federal ao sistema prisional no estado. O recurso foi bloqueado pelo Ministério Público Federal. Mas segundo o secretário, as negociações para a liberação da verba estão adiantadas.
Ouça o jornal completo no player acima.
O Jornal da Amazônia - 2ª edição desta sexta-feira (19) destaca ainda:
- Cinco pessoas são presas em operação da Polícia Federal no Pará.
O Jornal da Amazônia - 2ª edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h20 na Rádio Nacional do Alto Solimões e às 12h20 na Rádio Nacional da Amazônia.