Apesar de o Brasil possuir 8% de toda água doce existente no planeta, a crise hídrica já é uma realidade e seus efeitos já são aparentes em alguns Estados.
O Tocantins ainda aparenta situação favorável de água, mas medidas ´preventivas para que a crise alcance o Estado começaram a ser adotadas.
Como forma de proteger os recursos e passar a responsabilidade também para os produtores rurais em torno de Palmas a Agência Nacional de Águas (ANA) desenvolveu um projeto Produtor de Água aplicado por meio da Companhia de Saneamento do Tocantins (SANEATINS). O objetivo do projeto é recuperar a potencialidade hídrica que a bacia Taquarussu apresentava há 15 anos e assim continuar a abastecer Palmas.
Hoje a bacia do Taquarussu abastece cerca de 70% das residências de Palmas.
No Jornal da Amazônia 2ª Edição desta sexta-feira (30) ouça também:
- Dados sobre as queimadas na região. O mês de janeiro de 2015 bateu o recorde em número de focos de queimadas, em comparação com outros meses de janeiro desde 1999, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) iniciou a comparação diária de incêndios no Brasil. Alguns estados da Amazônia Legal se destacam entre os que apresentam mais ocorrências: Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão e Roraima.
- Ex-prefeito de Belém (PA) terá que pagar multa milionária por não remover lixões em torno do Aeroporto da cidade.
- Conheça o perfil dos trabalhadores resgatados do trabalho escravo.
O Jornal da Amazônia 2ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h20, na Rádio Nacional da Amazônia.