Os moradores de Manaus estão assustados, por causa da série de mortes no fim de semana. O policiamento na cidade foi reforçado. A Secretaria de Segurança Pública do estado confirmou 23 homícidios de sexta- feira (17) para sábado (18). A mídia local divulga que foram 26 assassinatos até domingo. O diretor de comunicação da Polícia Militar (PM) de Manaus, capitão Anderson Paes afirma que a segurança foi reforçada em mais de 500 homens durante esse final de semana e sem data prevista para término. A polícia do Amazonas investiga os assassinatos.
Ouça também: Pesquisadores descobrem um novo tipo de vírus em Manaus.
Saiba ainda que 15 lideranças dos índios Nawa chegam a Brasília no início de agosto para reivindicar a demarcação de terras indígenas no Acre. A reunião com a presidência da Funai e do Instituto Chico Mendes foi o acordo para os índios liberarem 4 servidores públicos mantidos reféns na aldeia durante 3 dias. Os servidores da Funai e do ICMBIO foram detidos pelos índios nawa na última quarta-feira enquanto realizavam uma atividade de campo. Eles só foram liberados no sábado.
E mais: O Estatuto da Igualdade Racial completa nesta segunda-feira (20) cinco anos de vigência com avanços, mas ainda tem muitos desafios pela frente. Essa é a opinião de ativistas, parlamentares e gestores públicos. Eles querem que os 65 artigos previstos no estatuto sejam efetivados. Algumas medidas já foram adotadas por governos e empresas, especialmente com a adoção de cotas em concursos públicos ou processo seletivos e criação de canais para denúncias de racismo.
Ouça a entrevista completa no player acima.