Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conferência propõe assentamentos sustentáveis na Amazônia

Movimentos sociais ligados à reforma agrária da Amazônia estão

Movimentos sociais ligados à reforma agrária da Amazônia estão reunidos em Brasília em uma conferência sobre assentamentos sustentáveis na região.

 

Na abertura do evento, eles entregaram a representantes do governo um documento com propostas para estruturar os assentamentos na Amazônia sem degradar o meio ambiente.

 

Maria Neto, da Comissão Pastoral da Terra em Rondônia, acredita nessa combinação.

"Incentivar assentamentos verdes, sobretudo na Amazônia, é uma forma também de estar respeitando o bioma da nossa Amazônia que não é um bioma para ser todo desmatado. Todo mundo já percebeu que é possível produzir, respeitando todos os espaços tanto do ser humano quanto da natureza."

 

As propostas do documento foram tratadas em dez conferências regionais, realizadas entre maio e junho deste ano.

 

Cássio Pereira, diretor adjunto do Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia (Ipam) acredita no avanço dos assentamentos sustentáveis na região.

"Essa conferência encerra um momento de construção de propostas e a partir de amanhã nós entraremos numa nova fase, que é a fase da negociação dos avanços, que é para poder dar resposta para aquelas quase 450 mil famílias que vivem dentro dos assentamentos de reforma agrária da Amazônia. O que a gente entende é que os assentamentos eles sejam espaços de produção, convivência com dignidade, espaços onde os recursos naturais possam ser conservados."

 

De acordo com Pedro Bruzi, coordenador de meio ambiente do Incra, o instituto deve investir cerca de R$ 100 milhões do Fundo Amazônia para o fortalecimento e modernização do órgão e regularização fundiária e ambiental.

 

Um levantamento do Ipam indica que cerca de 40% dos assentamentos brasileiros estão localizados na Amazônia. Ainda de acordo com o instituto, os assentamentos ocupam 81% da área atualmente destinada à reforma agrária no país.

 

No Jornal da Amazônia 2ª Edição desta terça-feira (1º) traz ainda  informações sobre a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Mato Grosso.  As crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos que ainda não receberam a dose da vacina têm prazo até a próxima sexta-feira - dia 4 de setembro.



Criado em 01/09/2015 - 16:37 e atualizado em 01/09/2015 - 14:06