Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Começa o período de defeso da piracema na bacia dos rios Araguaia e Tocantins

A pesca fica proibida no estado do Mato Grosso até 26 de fevereiro de

Começou neste domingo o período de defeso da piracema na bacia dos rios Araguaia e Tocantins, em Mato Grosso. Piracema é quando cardumes se deslocam para as cabeceiras dos rios para a desova e reprodução.

 

Já na bacia do Paraguai e Amazonas a proibição começa na quinta-feira. A pesca fica impedida até 26 de fevereiro do ano que vem. De acordo com informações do Governo do Estado, quem desrespeitar a legislação poderá ter o pescado e os equipamentos apreendidos. Além disso, quem for pego pescando ficará sujeito a multas que vão de R$ 1.000,00 a R$ 100 mil reias, com acréscimo de 20 reais por quilo de peixe encontrado.

 

Três equipes da Secretaria de Meio ambiente de Mato Grosso vão fiscalizar os rios da região, para inibir a ação ilegal de pescadores amadores e profissionais. As ações vão se concentrar nos municípios de Poconé, Barão do Melgaço e Nobres.

 

Durante o período de defeso, fica autorizada apenas a pesca de subsistência, que é aquela que garante o sustento familiar. Neste caso, a cota diária por pescador será de 3 quilos ou um exemplar de qualquer peso, desde que respeitados os tamanhos mínimos de captura para cada espécie. Ainda assim, estão proibidos o transporte e a comercialização do pescado de subsistência.

 

As modalidades pesque e solte ou pesca por amadores também ficam impedidas neste período. E os estabelecimentos como frigoríficos, peixarias, postos de venda, restaurantes e hotéis terão até o fim desta semana para informar à secretaria de meio ambiente o tamanho de seus estoques de peixes in natura, resfriados ou congelados. Só não entram na contagem os peixes de água salgada.

 

A pesca predatória e outros crimes ambientais podem ser denunciadas pelo telefone 0800-65-3838.

 

Confira ainda na edição desta segunda-feira (02): Começa hoje, no Acre, a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. Na primeira fase da campanha, realizada em maio, 98% do rebanho do Estado foram vacinados. E mais: Órgãos de defesa do consumidor no Amazonas querem reverter, na Justiça, o aumento de 38,8 por cento na tarifa de energia elétrica no Estado. A ação deve ser movida amanhã (03) e vai pedir a suspensão temporária do reajuste, em vigor desde ontem (01). O aumento na conta de luz foi autorizado pela ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. A Comissão de Defesa do Consumidor diz que o reajuste é desproporcional. Segundo a Comissão, o Amazonas teve o maior aumento na tarifa de energia elétrica do país.

 

O Jornal da Amazônia é uma produção da equipe de radiojornalismo da EBC - Empresa Brasil de Comunicação.



Criado em 02/11/2015 - 16:37 e atualizado em 02/11/2015 - 14:30