Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ação da PF combate exploração de diamante em Rondônia

Investigados pela Lava Jato financiavam garimpo ilegal. A operação

A Polícia Federal três índios foram presos até este momento na Operação Crátons da Polícia Federal. Deflagrada nesta terça-feira (8), a ação visa combater a prática de crimes ligados à extração e comercialização ilegal de diamantes das terras dos índios Cinta-Larga, no Cone Sul de Rondônia.

 

A investigação apurou que uma organização criminosa formada por empresários, advogados, comerciantes, garimpeiros e indígenas era responsável por financiar, gerir e promover essa exploração de diamantes no chamado “Garimpo Lage”, também conhecido como Garimpo Roosevelt.

 

Segundo o delegado da Polícia Federal em Rondônia, Bernardo Guidali Amaral, a operação de hoje é um desmembramento da Operação Lava Jato. Foi a partir do monitoramento de dois envolvidos na Lava Jato que a PF chegou a essa quadrilha de exploração de diamantes.

 

O Jornal da Amazônia 2ª Edição desta terça-feira (08) traz ainda informações sobre acordo firmado pelos estados do Mato Grosso e Acre, em um dos eventos paralelos da Conferência do Clima, COP21. O compromisso prevê o enfrentamento ao desmatamento ilegal, combate a mudança do clima e promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia brasileira. Na declaração assinada pelos governadores do Mato Grosso, Pedro Taques, e do Acre, Tião Viana, e pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, os estados e a União se comprometem em acelerar a implementação do novo Código Florestal, com a realização ações de monitoramento, fiscalização e combate ao desmatamento ilegal.



Criado em 08/12/2015 - 16:03 e atualizado em 08/12/2015 - 15:32