Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Belém completa 400 anos nesta terça-feira (12)

Shows, selos comemorativos e um bolo gigante marcam a festa de

Desde a última semana, uma programação especial invadiu Belém para comemorar os seus 400 anos de história da capital paraense. Os festejos também seguem nos distritos de Outeiro, Icoaraci e Mosqueiro.

 

Nesta terça-feira (12) aconteceu a alvorada, quando os sinos de todas as igrejas católicas badalaram por cerca de 10 minutos. Logo depois tiros de canhão foram disparados no Forte do Presépio. Às 17h está previsto um show acrobático em motocicletas com sorteio de 400 brindes e 800 camisas. Já a solenidade oficial de comemoração acontece a partir das 18h da tarde no hangar do Centro de Convenções da Amazônia.

 

Durante o evento os Correios vão lançar oito selos comemorativos que destacam sete maravilhas da cidade: a Estação das Docas, o Mercado Ver o Peso, o Theatro da Paz, o Forte do Castelo, a dança carimbó, o Círio de Nazaré e a fruta açaí. De acordo com a empresa, para a criação dos selos, foram utilizadas as técnicas de manipulação de fotografia e computação gráfica. A tiragem é de um milhão e 600 exemplares, ao valor de um real e cinquenta centavos cada. Também será lançado o livro A História de Belém. 

 

Para encerrar as comemorações, a Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz se apresenta as sete da noite. E no Portal da Amazônia, mais shows com Edilson Moreno, Lia Sophia, Pinduca, Félix Robato e Gaby Amarantos.

 

Sobre a cidade*

 

Fundada em 12 de janeiro de 1616, Belém surgiu da povoação que se formou em volta da foz do Rio Amazonas, inicialmente chamada de Feliz Lusitânia, depois Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará e, finalmente, Belém.

 

Com o ciclo da borracha, a cidade passou por grande desenvolvimento. O seu apogeu foi entre os anos 1890 e 1920, período em que foram construídos o Cinema Olympia, o Theatro da Paz, inspirado no Teatro Scala de Milão, na Itália, e o Mercado Ver o Peso, atualmente a maior feira livre da América Latina, onde a pessoa pode encontrar as frutas da região, como o cupuaçu e o açaí, e apreciar a culinária local.

 

Belém tem também uma das festas religiosas mais importantes do calendário da Igreja Católica no mundo. O Círio de Nazaré, que ocorre no mês de outubro, chega a reunir mais de 2 milhões de fiéis pelas ruas da capital paraense, atraindo turistas brasileiros e estrangeiros.

 

*Com informações da Agência Brasil



Criado em 12/01/2016 - 16:39 e atualizado em 12/01/2016 - 14:45