O estudo era o que faltava para dar prosseguimento ao processo de demarcação da terra indígena Sawré Muybu no Sudeste Paraense. A reserva é tradicionalmente ocupada pelos indíos Munduruku e abrange os municípios de Taituba e Trairão. O relatório circunstancial estava pronto desde 2013, aguardando aprovação para ser publicado.
O Ministério Público Federal no Pará chegou a mover uma ação na Justiça cobrando a publicação desse estudo. Segundo a antropóloga e responsável pelo relatório, Bruna Cerqueira, o documento reconhece o modo de vida dos índios na região.
De acordo com Bruna Cerqueira, desde o século XIX, a população indígena da região sofre a influência de não índios, no passado, sendo recrutados como mão de obra para os seringais, e nos dias de hoje o impacto é dos garimpeiros.
O Jornal da Amazônia 2ª edição desta terça-feira (19) traz ainda informação sobre a operação da Polícia Federal, no Maranhão, que tem o objetivo de desarticular organização criminosa responsável por crimes previdenciários. O prejuízo ao INSS - Instituto Nacional do Seguro Social - pode chegar a 1 milhão e quinhentos mil reais. As ações acontecem nas cidades de São Luís, Palmeirândia, São Bento, Turilândia e Pinheiro.
Dia do Índio: Há o que comemorar?