Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Polícia Federal combate fraude na Previdência Social no Pará

A ação pode resultar no cancelamento de 490 benefícios fraudulentos

No Pará, operação da Polícia Federal desarticula organização criminosa especializada em fraudes à Previdência Social. Na operação, sete pessoas foram presas. Também foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e duas conduções coercitivas, quando a pessoa é levada a prestar depoimento, na região metropolitana de Belém, São Miguel do Guamá, Santarém e Marabá.

 

A operação Contumácia II investiga principalmente fraudes na concessão de benefícios de prestação continuada, ou seja, o amparo assistencial ao idoso e ao deficiente físico.

 

Junto com os suspeitos a polícia encontrou diversos cartões bancários, de benefícios sociais e carteiras de trabalho.

 

A ação pode resultar no cancelamento de 490 benefícios fraudulentos, evitando um prejuízo de aproximadamente R$ 20 milhões à Previdência Social. Esse valor considera a expectativa de vida do brasileiro e o valor de um salário mínimo por mês a cada benefício.

 

Na primeira fase da operação, a Contumácia I, deflagrada em fevereiro deste ano, a polícia identificou a existência de beneficiários fictícios, chamados “Cidadãos de Papel”. Até o momento a fraude provocou um rombo de mais de R$ 5 milhões aos cofres da Previdência Social.

 

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de uso de documentos falsos, inserção de dados falsos nos sistemas informativos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e corrupção ativa e passiva.

 

O Jornal da Amazônia 2ª edição desta terça-feira (6) traz ainda informações sobre recomendação do Ministério Público Federal encaminhada ao  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), e ao Ibama que solicita a suspensão das licenças ambientais para a extração de bauxita na área do platô Monte Branco, no noroeste do Pará. A área – na região do rio Trombeta – fica em território quilombola.

 

 



Operação combate fraudes ao INSS no Maranhão

Criado em 06/09/2016 - 19:51 e atualizado em 06/09/2016 - 16:51